top of page
7.png

Contato: editora@uemg.br

A Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais – EdUEMG foi fundada em 2008, com a missão de contribuir para a produção e o desenvolvimento científico e editorial, disseminando conhecimento e ideias por meio de livros e periódicos gratuitos. O acervo de publicações é composto por trabalhos de pesquisa e extensão relevantes para a comunidade universitária, escritos por autores(as) que se relacionam com a instituição e colaboram para o avanço da educação pública.

e1e1ad60f07c4aa3ccbcb2973e9d7007_XL.jpg

FEDERALISMO E DEMOCRACIA: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS

Christiane Costa Assis (org.)
E-book gratuito

A coletânea apresenta textos que analisam as diferentes interações entre democracia e federalismo no contexto brasileiro. São discutidos alguns dos erros estruturais nos quais o federalismo incorre, assim como algumas das fragilidades institucionais entre os poderes e órgãos do Estado, em todos os níveis da federação e nas relações entre os entes federativos, que caracterizam nossa democracia.

84ac056b57dd032fcf18a346d4a81feb_XL.jpg

SER MULHER NO SÉCULO XXI: DESAFIOS, DIREITOS, CONQUISTAS E VIVÊNCIAS

Daniela Oliveira R. dos Passos, Ana Paula Andrade e Rayane Silva Guedes (org.)
E-book gratuito

Reconhecendo as tensões, demandas e novas configurações que se apresentam para pensar o “ser mulher”, pesquisadoras de diferentes horizontes epistêmicos se reuniram nesta coletânea para alcançar, a partir de suas trajetórias individuais e estudos desenvolvidos, uma obra plural e convergente com a temática.

ae265ec8d02add74bcb0f72e47ec001b_XL.jpg

GERAÇÃO BOOM BAP: SAMPLING E PRODUÇÃO MUSICAL DE RAP EM BELO HORIZONTE

Michel Brasil
E-book gratuito

A obra enfoca o cenário da música rap de Belo Horizonte e região, analisando os elementos envolvidos na produção desse gênero musical. O autor se aprofunda na atuação dos beatmakers locais da geração do começo dos anos 2000, responsáveis pela criação dos instrumentais usados pelos rappers, e nas ferramentas utilizadas para criar os beats, em especial a técnica de sampling. O objetivo é investigar de que maneira o uso de trechos de músicas já existentes (samples) funciona como uma referência estética e procedimental para os beatmakers da região.

63ae8dd535459e6ddaa9950601158f8d_XL.jpg

LUTO E MORTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA

Jacqueline de Oliveira Moreira (Org.)
E-book gratuito

O livro promove uma reflexão sobre a perspectiva psicológica diante da pandemia da covid-19. Os autores fizeram uma análise sobre as mortes e lutos possíveis e impossíveis, com uma abordagem focada na saúde psíquica frente ao trauma da nova doença. Além disso, buscaram desenvolver uma pesquisa que envolvesse luto, angústia e morte com os sujeitos afetados pela situação: sejam profissionais de saúde, sejam usuários de redes sociais. Outra temática presente na obra é o cenário político do país e sua relação com a necropolítica.

9653b574708b7a6469e28ee67a57dc73_XL.jpg

DIREITOS HUMANOS E CAPITAL: DESAFIOS E DESENVOLVIMENTO DIANTE DAS CRISES DA CONTEMPORANEIDADE

Fernando Melo da Silva e Robert Augusto de Souza (org.)

E-book gratuito

O 1º Seminário de Direitos Humanos e Capital teve como pano de fundo discussões sobre as movimentações do panorama econômico e sociopolítico global em um período assolado por uma crise multissetorial, cujos reflexos têm atingido em especial as questões pertinentes aos direitos humanos e sua efetivação face aos interesses do capital e as normas jurídicas que o regem. A análise dessa problemática gerou a presente obra, cujos textos abordam dentre outras coisas: o desmonte das instituições fruto do Estado de bem-estar social; a precarização do trabalho; a consumerização da vida; a relativização da dignidade da pessoa humana; e a rediscussão das liberdades individuais face aos novos contornos do capital na atualidade.

77e3798bb9782084333898c5f75d9aab_XL.jpg

LÍNGUA, LITERATURA E IDENTIDADE

Maurício José de Faria e Patrícia Ferreira Santiago (org.)
E-book gratuito

“Língua, literatura e identidade” é uma obra que entende a língua como entidade viva e trata os fenômenos linguísticos — de forma sincrônica ou diacrônica —, a fim de explicar o seu funcionamento e sua transfiguração em literatura. Ainda, por meio da língua, os resultados de pesquisas científicas são divulgados e, quando os estudos sobre linguagem se aliam às humanidades, a língua traduz o belo e as mazelas humanas. Reunir os resultados de trabalhos de Pesquisa e Extensão da UEMG Divinópolis, além de colocar o leitor frente a essas questões, é o princípio dessa coletânea.

ce7646a74c54cecf1c05442c71f02147_XL.jpg

A TRANSFIGURAÇÃO DO OLHAR

Alexandre Rodrigues da Costa
E-book gratuito

Quando colocamos os nomes Rainer Maria Rilke e Clarice Lispector lado a lado, certo estranhamento ocorre. Diante das obras desses dois autores, percebemos que a arte é uma ação não calculada e exposta ao risco. Os vários caminhos que constituem essas obras parecem nos levar sempre, por meio de direções não determinadas, improvisadas mesmo, para aquilo que as torna múltiplas e esquivas a um olhar que insiste em rendê-las a partir de uma explicação que, ao eliminar qualquer dúvida, justifique a própria existência da obra de arte. Mas, se não há um caminho único, que caminho seguir, então, para comparar as obras de dois autores tão distintos um do outro? Como entender o fascínio de Rilke por um pintor como Cézanne? Que tipo de diálogo o texto de Clarice pode manter com a arte minimalista? As respostas para tais perguntas passam pela forma como Alexandre Rodrigues da Costa analisa os textos de Rilke e de Clarice em contraponto às artes visuais, revelando não apenas o que esses autores concebem como arte, mas de que forma ela interfere no olhar que eles lançam sobre o seu próprio fazer artístico e o mundo.

75b44b0e9c2e5d305fa323c6c51d3476_XL.jpg

QUINTAIS – MEMÓRIA, RESISTÊNCIA E PATRIMÔNIO BIOCULTURAL

Emmanuel Duarte Almada e Mariana Oliveira e Souza (org.)
E-book gratuito

"Quintais: memória, resistência e patrimônio biocultural busca colocar em
debate um tema ainda pouco investigado no Brasil. Devido ao seu caráter multifuncional, os quintais são um tema de interesse de diferentes
campos disciplinares e tem recebido uma crescente atenção de setores políticos e da academia, especialmente aqueles ligados à temática
agroecológica e da agricultura urbana. Esta publicação é organizada
pelo Kaipora - Laboratório de Estudos Bioculturais, da Universidade do
Estado de Minas Gerais. Nos últimos anos, temos desenvolvido projetos
de pesquisa e extensão relacionadas aos quintais e elementos potencializados por ele, como relações, memórias e saberes ecológicos."

a63cd9e38964634741a5a3fe89055308_XL.jpg

TECER E ENTRETECER A VIDA – SEXUALIDADES, GÊNERO E DIFERENÇAS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Kelly da Silva, Anderson Ferrari e Marcos Lopes Souza (org.)

E-book gratuito

Organizado em dez artigos escritos por pesquisadoras e pesquisadores de várias regiões do Brasil, o livro aborda os resultados dos estudos nos campos da educação e das questões de gênero e sexualidade. Com o intuito de desconstruir discursos hegemônicos e universalizantes sobre a formação docente e as questões de gênero e sexualidade, os textos abordam as contradições, tensões, instabilidades e as imprevisibilidades dentro do campo de pesquisa, instigando a reflexão sobre o tema.

27b4275cdf67fac8ef7af010ec180724_XL.jpg

VEREDAS E (RE)CONFIGURAÇÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE

Carla Maria Nogueira de Carvalho, Ivanete Bernardino Soares e Mara Lúcia Rodrigues Costa
E-book gratuito

A organização deste livro atende à necessidade de divulgar as pesquisas realizadas sobre o trabalho e a formação docente dentro de uma perspectiva crítica. Neste volume, os autores buscam participar do debate contemporâneo, enquadrando os impasses e desafios do fazer e tornar-se docente, dentre os quais destacam-se os currículos e diretrizes, as políticas e experiências educacionais, a formação continuada, os saberes docentes, estágios e espaços formativos.

bottom of page