top of page
53.png

Contato: eduece@uece.br

A Editora da Universidade Estadual do Ceará – EdUECE publica obras de conhecimento científico, cultural e pedagógico, reconhecendo e difundindo resultados intelectuais de qualidade, gerados por diversos segmentos acadêmicos e de outras instâncias da sociedade. Nossa missão é instigar a produção e difusão do conhecimento, acolher a diversidade dos saberes, dar visibilidade à produção científica, artística e cultural brasileira e motivar a construção de práticas científicas e pedagógicas, tanto voltadas para a academia, quanto para a educação básica.

1.png

Literatura de cordel em impulsos criativos na formação docente

Ana Cristina de Moraes 

Eloilma Moura Siqueira Macedo

ebook gratuito

O livro tece reflexões pertinentes ao campo da Educação, no que tange à formação docente envolvendo elementos culturais como a Literatura de Cordel. Aponta o caminho de uma Educação Estética que fortaleça o perfil arte-educativo desses docentes e contribua para a ampliação de seu repertório cultural com esteio na cultura brasileira e, em especial, no universo de saber cearense. Este livro reúne 10 (dez) cordéis produzidos coletivamente com estudantes do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará – FACEDI/UECE.

2.png

Mobile Collaborative Learning e a Prática Docente com o Suporte de Tecnologias Móveis

Karla Angélica Silva do Nascimento
E-book gratuito

O livro 'Mobile Collaborative Learning e a Prática Docente com o Suporte de Tecnologias Móveis' discute a mediação docente com apoio dos dispositivos móveis, sua apropriação, o planejamento, a inserção das atividades e os desafios enfrentados durante todo o processo. No entanto, para que essa abordagem tenha sucesso, é preciso tornar as atividades curriculares mais flexíveis, tanto ao planejamento quanto à execução, bem como repensar políticas públicas que encorajam e incentivem essas tecnologias na escola, especialmente aqueles de uso próprio dos alunos.

3.png

Software educativo livre para o ensino de Geometria

Karla Angélica Silva do Nascimento
E-book gratuito

O livro 'Software educativo livre para o ensino de Geometria', apresenta uma análise acerca das contribuições de um programa formativo com a utilização de software educativo livre na prática docente do 5º ano do Ensino Fundamental, proporcionando uma investigação participativa e integradora. Acredita-se que esta obra possa contribuir para a ampliação do conhecimento docente, no que se refere aos conteúdos de Informática na Educação, no uso do software educativo Dr. Geo e na elaboração das atividades para o ensino de Geometria.

4.png

Narrativas e práticas de ensino em Ciências Sociais: diálogos com a pesquisa e a extensão

Maria Alda de Sousa Alves

Michely Peres de Andrade

Anderson Souza Oliveira
E-book gratuito

A obra tem como objetivo pensar como a pesquisa e a extensão universitária podem ser trabalhadas nas Ciências Sociais através de uma coletânea de textos de pesquisadoras/es do Laboratório de Ensino e Práticas Sociais/ Lapraticas (UECE) e do Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Relações Étnico-Raciais, Gênero e Educação Inclusiva (GERE/ UECE/ UNILAB). Esse esforço coletivo se deu a partir de pesquisas acadêmicas e atividades de extensão sobre os mais diversos temas, a exemplo: educação inclusiva, novo ensino médio, narrativas docentes, gênero, relações étnico-raciais, dentre outros.

5.png

Uma breve introdução à simulação computacional aplicada à química

Aluísio Marques da Fonseca

Emmanuel Silva Marinho

José Cleiton Sousa dos Santos
E-book gratuito

A Química é a área da ciência que se dedica ao estudo da composição, da estrutura, das propriedades e da transformação da matéria, possuindo um caráter experimental. Este livro é uma introdução às diferentes áreas e métodos da química teórica e computacional. com o objetivo de trazer referências importantes para o aprofundamento do tema. Desse modo, a obra propõe ao leitor avançar independentemente para áreas mais específicas da Química.

6.png

Práticas de Letramento Literário na Escola

Daniela Segabinazi

Rildo Cosson
E-book gratuito

A leitura de obras literárias é essencial tanto para a formação do leitor, quanto para o desenvolvimento integral do aluno, fazendo parte de sua bilgung (cultura) como pessoa humana. Nas escolas brasileiras, especialmente do Nordeste, há várias experiências de ensino que se alinham ou podem ser alinhadas a essa perspectiva, mas que terminam sendo ignoradas por falta de reconhecimento. Esta obra apresenta essas práticas de forma sistemática e sistematizadas com o objetivo de dar suporte ao trabalho docente e fortalecer o letramento literário na educação básica.

7.png

Encontro, convívio e criação: a prática teatral no Curso Princípios Básicos de Teatro

João Andrade Joca
E-book gratuito

O livro Encontro, Convívio e Criação: a prática teatral no Curso Princípios Básicos de Teatro, de João Andrade Joca, aborda a prática teatral no Curso Princípios Básicos do Theatro José de Alencar. A obra é o registro da experiência pedagógica que já dura trinta anos, sendo uma ação marcante na história do teatro cearense, com início em 1991. Com a publicação deste estudo, podemos adentrar o universo de uma metodologia de destaque, geradora de transformações, que traz ainda, uma memória importante de tudo que já foi construído, sendo um documento necessário, certamente objeto de outros estudos acadêmicos e pesquisas na área.

8.png

Mulheres na ciência: diálogos sobre gênero e diversidade nas escolas e na universidade

Violeta Maria de Siqueira Holanda e Anne-Sophie Marie Frédérique Gosselin
E-book gratuito

Como resultado dos esforços do processo formativo da especialização EaD em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos (Unilab), bem como a parceria de educadoras convidadas que são especialistas no tema e parceiras no projeto de pesquisa “Educação em Direitos Humanos e Gênero: percepções sobre a violência machista no contexto escolar” (Edital FUNCAP nº 01/2022 – Mulheres na ciência: apoio a projetos de pesquisa coordenados por mulheres), apresentamos, neste livro, 20 capítulos produzidos que contemplam a temática de gênero e diversidade na educação, considerando também, em alguns dos capítulos, a interface com as relações étnico-raciais. A escolha dos capítulos priorizou a autoria de mulheres (como primeira autora), dentre elas, professoras do ensino fundamental e médio, intelectuais negras, lésbicas e trans, mas também contemplou a autoria de intelectuais negros/as e LGBTQIAPN+. O livro está organizado em quatro eixos: I – Produções históricas e teóricas; II – Por dentro das escolas; III – Políticas públicas; e IV – Direitos humanos contra as violências.

9.png

Cultura(s), educação e arte nos caminhos da (auto)formação docente

Ana Cristina de Moraes 

Izabel Cristina Soares da Silva Lima

Juliane Gonçalves Queiroz Menezes

E-book gratuito

A presente publicação está dividida em quinze capítulos enquanto vivências narradas e disponíveis para serem apreciadas, propagadas e experimentadas. O e-book reúne textos de autores de variadas instituições de ensino e lugares, que discutem aspectos relacionados à distintas manifestações culturais, educacionais e artísticas, em interface com a formação e (auto)formação de docentes, privilegiando uma escrita de si, com foco em abordagens teórico-metodológicas, pedagógicas, político-culturais e autobiográficas.

10.png

Ensaios sobre o pensamento internacional brasileiro: experiências para além da sala de aula

Amanda Myrella da Silva Gomes

Mônica Dias Martins

E-book gratuito

Estudar o pensamento político brasileiro é um exercício necessariamente multifacetário que aborda as instâncias de poder, as relações de dominação e resistência. Esta coletânea apresenta autores que se destacaram em suas áreas de atuação e contribuíram para enriquecer o pensamento mundial: Celso Furtado, desenvolvimento regional e os ares do mundo; Milton Santos e a globalização vista do lado de cá; Paulo Freire e a educação libertadora; Ruy Mauro Marini e o subimperialismo brasileiro

bottom of page