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A Edifes, editora do Instituto Federal do Espírito Santo, tem por finalidade fomentar a produção de obras científicas, técnicas, tecnológicas, artísticas, culturais, entre outras, produzidas pela comunidade interna e externa ao Ifes e disseminar a distribuição dessas obras.

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ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO: NÍVEL DE COLABORAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO ENTRE AS INSTITUIÇÕES

Sandro de Freitas Nascimento

E-book gratuito

O propósito deste livro é investigar como a colaboração entre os atores do ecossistema de inovação se relaciona com a transferência de conhecimento entre as instituições.
As unidades de estudo são os polos de inovação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, credenciados pela Embrapii. Tipificando cada segmento investigado nesta pesquisa, a academia foi representada pelos gestores dos polos de inovação, a empresa, por proprietários de empresas com projetos realizados com os polos, além de representantes do governo e da sociedade.
A contribuição gerencial do estudo, foi a identificação de aspectos fundamentais para aprimorar a relação de colaboração entre os atores do ecossistema de inovação e da transferência de conhecimento. A contribuição social consiste na possibilidade de ampliação da colaboração e da transferência de conhecimento, por meio da potencialização dos fatores facilitadores e da minimização dos dificultadores identificados nos ecossistemas de inovação pesquisados. A contribuição teórica é a proposição de um modelo analítico integrado das relações de colaboração e da transferência de conhecimento entre os membros do ecossistema de inovação.
Os principais resultados revelaram que, a colaboração entre os atores se relaciona com a transferência de conhecimento por meio da criação e ampliação das parcerias estabelecidas e da gestão dos facilitadores e dificultadores dessa relação.

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VOTO DE NEGRO OU VOTO DE BRANCO? A POLARIZAÇÃO ESQUERDA/DIREITA COMO FRUTO DA QUESTÃO RACIAL BRASILEIRA NO HISTÓRICO DAS ELEIÇÕES

Cleinton Souza

E-book gratuito

O livro parte da premissa de que o racismo brasileiro é mesmo estrutural, isto é, que no Brasil existem procedimentos institucionais que produzem desigualdade racial, ainda que nem sempre se possam perceber posturas racistas explícitas, entendendo também que, a partir da tese publicamente aceita de que a genética não pode ser utilizada para ratificar ou refutar questões sociais como o racismo, a temática da desigualdade social oriunda de tal questão pode ser mais ricamente discutida se tal negação da existência do racismo – por conta dos estudos em genética que mostram a inexistência de diferentes raças entre os humanos – for confrontada com os números da desigualdade racial de renda e acesso a bens públicos da nação.
O livro se desenvolverá através de uma análise dedutiva, partindo do mais geral para o mais particular, uma vez que contemplará, num primeiro momento, o comportamento eleitoral de forma mais ampla. Seguindo-se a isso, o comportamento eleitoral dos brasileiros ganhará destaque, trazendo, como estudo de caso, as eleições presidenciais de 2010, quando, a pedido do Movimento Negro, a variável cor/raça foi incluída numa pesquisa de intenção de voto.
Se em um primeiro momento a intenção é contemplar o comportamento eleitoral de uma maneira mais geral, em um segundo interessa uma análise da apropriação das teorias sobre o comportamento eleitoral para o caso dos brasileiros – sobretudo o comportamento de negros e negras – e uma análise dos dados de pesquisas de intenção de voto, focando-se nas intenções de brancos e não-brancos, para que esse trabalho possa servir de base para acadêmicos e demais interessados em entender um pouco mais acerca da formação da sociedade brasileira.

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TEMPO DE MUDANÇAS: OS JESUÍTAS E A ECONOMIA COLONIAL DO ESPÍRITO SANTO (1750-1800) SANTO (1750-1800)

Bruno Santos Conde

E-book gratuito

O livro tem o mérito de explorar a história do Espírito Santo a partir do recuo ao período da dominação colonial portuguesa, enfrentando o desafio de encontrar fontes relativas à época em estudo, algo que exigiu habilidade para analisar os registros disponíveis e colocá-los em diálogo com a bibliografia pertinente.
Como resultado desses esforços, a obra em tela trata de um potente elemento da configuração colonial: os jesuítas. Mais do que sua atuação religiosa, entretanto, aborda também seu papel econômico, efetivado por meio de negócios variados.
Durante a operação historiográfica do autor, a investigação se expande para abranger outras nuances do cenário econômico local, tais como distribuição de riquezas, características da produção, ocupação do território, entradas em busca de metais preciosos etc.
A história não pode ser encarada como mero exercício de erudição, devendo servir também como instrumento para reflexão acerca de questões do presente. Nesse sentido, a obra permite a pesquisadores e ao público em geral interessado na temática voltar ao passado e vislumbrar discussões sobre aspectos como a configuração espacial do Espírito Santo, a relação com as regiões vizinhas e a inserção economia local nas engrenagens do cenário econômico que lhe abrigava.

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MATEMÁTICA PARA O ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Maria Auxiliadora Vilela Paiva (Org)

E-book gratuito

O livro é composto por oito capítulos nos quais são apresentadas contribuições teóricas e metodológicas de estudos desenvolvidos nas linhas de pesquisa: Formação Inicial e Continuada de Professores que Ensinam Matemática e Tecnologias Digitais em Educação Matemática.
Considerando que o saber docente é situado e culturalmente construído de modo coletivo no seu contexto social, o livro é constituído por uma coletânea de estudos e relatos sobre ações de extensão, ensino e pesquisa no que tange à formação do professor que ensina matemática, nas quais foram valorizadas as experiências dos participantes, professores e/ ou futuros professores, numa ação colaborativa.
Com vistas a contribuir com práticas coletivas e colaborativas em Educação Matemática os autores e coautores Andressa de Oliveira Faria Lorenzutti, Ayandara Pozzi de Moraes Campos, Euna Sousa Araújo Santos, Jorge Henrique Gualandi, Liliane Martinez Antonow, Luiz Paulo Teixeira de Sousa, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Rony Cláudio de Oliveira Freitas, Simone Gomes de Almeida, Tatiana Bonomo de Sousa e Wallace Coutinho Soares compartilham ações desenvolvidas e pretendem estimular discussões, reflexões e implementações de novas ações pautadas nos saberes advindos da prática docente em direção à constituição de uma identidade profissional, com enfoque em uma Matemática Problematizada.

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PERSPECTIVAS PLURAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO

Maria Lucia Panossian, Rúbia Barcelos Amaral e Lauro Chagas e Sá (Orgs.)

E-book gratuito

Esta publicação apresenta pluralidade de temáticas abordadas na Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, fruto da atividade de pesquisa de integrantes do Grupo de Trabalho (GT2) da SBEM. Este GT tem como temática a articulação de referenciais teóricos e metodológicos para investigar o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, do ensino médio e de outras modalidades relacionadas a objetos de conhecimento matemático.
Dos nove capítulos que compõem esta obra, seis deles foram apresentados e validados no VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (2021) e aqui estão ampliados e aprofundados. Os outros três são produções organizadas para apresentação neste material. Em relação ao conhecimento matemático de forma específica, os autores discutem a compreensão sobre funções, análise combinatória, geometria e vetores.
A diversidade das investigações na área de Educação Matemática voltadas aos anos finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, incluindo as modalidades com as quais se articulam, então, se materializa nos diferentes capítulos deste livro, compostos por resultados de pesquisas de membros do GT2 e seus coautores.

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FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL

Adonai Lacruz (Org.)

E-book gratuito

Ferramentas de Gestão para Negócios de Impacto Social é um livro e, como o nome sugere, um toolbox para negócios de impacto social.

As ferramentas deste livro foram delineadas no decorrer das mentorias realizadas junto a empreendedores atendidos pelo projeto “Mentoria para empreendedores de negócios de impacto social”, realizado pelo Ifes campus avançado Viana, com apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Nas mentorias – e no livro – compreende-se negócios de impacto social como empreendimentos que combinam as lógicas institucionais de mercado (setor privado com fins lucrativos – segundo setor) e social (setor privado sem fins lucrativos – terceiro setor) endereçados a gerar impacto socioambiental e resultado financeiro sustentável.

Assim, foram organizadas 12 ferramentas, ora adaptando a modelagem das técnicas tradicionais do setor privado com fins lucrativos aos negócios de impacto social; ora criando ferramentas que se revelam com este livro ao público.

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CLUBE DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS DIDÁTICO-FORMATIVAS

Sandra Aparecida Fraga da Silva e Dilza Côco

E-book gratuito

O presente livro, produzido em coedição entre a editora Pedro & João e a Edifes, faz parte de ações do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas de Matemática – Grupem – em parceria com outras instituições acerca de propostas desenvolvidas em Clubes de Matemática – CluMat. Está relacionado aos seguintes projetos de pesquisa: com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – Fapes temos o projeto universal intitulado “Propostas didático pedagógicas de matemática para a educação básica no Espírito Santo: pesquisas e ações de formação de professores e de Clube de Matemática” e, projeto “Educação matemática e reflexões sobre a Atividade Pedagógica a partir da perspectiva Histórico-Cultural” . Também se relaciona com o projeto de extensão “Formação humana em debate na formação de professores e de estudantes da educação básica” . Todos esses, desenvolvidos no âmbito do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória. Envolvem licenciandos de matemática, mestrandos e doutorandos, professores da educação básica e pesquisadores vinculados ao Grupem.

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INTERDISCIPLINARIDADE E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM

Monique Perini (Org.)

E-book gratuito

A Geração Z, sendo movida pela inovação e recursos tecnológicos, abre espaço para necessidade de reflexões e adequações dos conteúdos e metodologias de ensino atualmente utilizados no ensino básico. A integração de conhecimentos distintos trabalhados sob a perspectiva de metodologias ativas de aprendizagem, buscam moldar e formar estudantes protagonistas e autônomos, desenvolvendo habilidades e competências de acordo com as necessidades do seu século. Nesse sentido, o presente livro objetiva fornecer subsídios aos professores do ensino básico para aplicabilidade de metodologias ativas de aprendizagem como ferramenta interdisciplinar com sequências didáticas envolvendo todas as áreas de conhecimento tendo como base o Currículo do Espírito Santo. Em oportunidade, agradecemos ao IFES (Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo) pelo aporte financeiro que possibilitou a ampla divulgação deste material.

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RESÍDUOS SÓLIDOS: UM OLHAR PLURAL SOBRE GESTÃO, VALORIZAÇÃO E PESQUISA

Maria Claudia Lima Couto (Org.)

E-book gratuito

A temática resíduos sólidos tem se tornado cada vez mais necessária e objeto de pesquisa com diferentes enfoques, tendo em vista que as soluções para sua gestão adequada perpassam por elementos técnicos, ambientais, sociais, comportamentais e econômicos. A Obra, Resíduos Sólidos: Um olhar plural sobre gestão, valorização e pesquisa, é uma coletânea de artigos produzidos, na sua maioria, por professores, alunos e servidores do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, e também por professores e pesquisadores convidados da Universidade Federais do Espírito Santo e de Minas Gerais (Ufes e UFMG), da Fundação Ezequiel Dias (Funed – MG) e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET – MG), da Universidade de São Paulo (USP) e Centro Universitário Faesa, cujos trabalhos se alinham e contribuem para a geração de conhecimento sobre os resíduos sólidos no Brasil, em especial no Espírito Santo.

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LOGÍSTICA REVERSA DE PRODUTOS PÓS-CONSUMO: MODELO MATEMÁTICO PARA LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES

Maria Claudia Lima Couto e Liséte Celina Lange

E-book gratuito

O crescimento acelerado do consumo tem levado ao aumento do descarte de produtos no final de vida útil e das embalagens que os acondicionam. A destinação final dessas embalagens e dos produtos pós-consumo geram custos que, na grande maioria dos casos são arcados pelo poder público municipal, responsável legal pelo gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil. As questões relacionadas à gestão e ao gerenciamento adequado dos Resíduos Sólidos (RS) têm se tornado, cada vez mais, objeto de estudos científicos bem como de políticas públicas em quase todo o mundo. De maneira complementar, com as exigências cada vez mais crescentes dos consumidores e do poder público, aumentam as pressões sobre os fabricantes e os importadores para a redução da quantidade de resíduos de embalagens e para a necessidade de que suas responsabilidades sejam estendidas para os produtos no final da sua vida útil. Visando a redução dos custos para os setores públicos muitos países têm adotado a obrigatoriedade da responsabilidade estendida para os fabricantes e importadores por meio da Logística Reversa (LR). Conceitualmente, a LR inclui questões relacionadas ao processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo de entrada e armazenamento de bens secundários e de informações, nas cadeias de suprimentos inversas às tradicionais. Tem a finalidade de recuperar valor e propiciar a destinação adequada para produtos pós-venda, pós-consumo e embalagens, desde as fases de produção, distribuição e consumo.

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