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A EDITORA IFSUL é um órgão de natureza técnica, vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Tem por objetivos: editar obras e estimular a produção científica, tecnológica e literária produzida por e/ou destinada às comunidades interna e externa; promover ações de divulgação das obras publicadas, proporcionando o acesso à leitura e ao conhecimento técnico e científico; e, apoiar os mecanismos de socialização da produção intelectual e cultural do IFSul, preferencialmente em parceria com outras instituições da rede federal de ensino. Suas publicações são disponibilizadas em formato digital, de acesso gratuito.

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“A EDUCAÇÃO NÃO PAROU”: O QUE FAZER COM O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NA PANDEMIA?

Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves Pinto; Aline Souza da Luz; Camila Lima Coimbra; Claudia Escalante Medeiros

O livro “A educação não parou”: o que fazer com o estágio obrigatório na pandemia? é o resultado de uma pesquisa interinstitucional desenvolvida por meio do Grupo de Estudo e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEFOP), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com a participação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Objetivamos contribuir e qualificar o debate acerca da formação inicial de professores, com especial atenção ao estágio obrigatório neste momento de pandemia.

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IFSUL NOSSA HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO - VOLUME I (2. ED. REV. AMPL.)

A obra IFSul Nossa História é um projeto literário composto por três volumes, abordando a trajetória da instituição sob três diferentes olhares.

O volume I, 2ª edição, revista e ampliada, apresenta as experiências de gestão, registradas a partir de memórias e percepções dos/as servidores/as que atuaram em diferentes cargos de direção e chefia de departamento, na reitoria e nos câmpus, desde a criação do IFSul, em 2008.

As/Os autoras/es foram convidadas/os a participar e, de modo espontâneo e colaborativo com o projeto, apresentam textos em diferentes estilos de escrita, o que proporciona às/aos leitoras/es, além do conhecimento de um pouco da história do IFSul, muito do entrelaçamento dessa com as suas vivências pessoais.

A 2ª edição, revista e ampliada, apresenta a inclusão de três capítulos, além de pequenos ajustes de editoração. Os demais capítulos não sofreram alteração de conteúdo.

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ALIMENTAR A MENTE: E OUTROS TEXTOS DE LEWIS CARROLL

Alimentar a mente: e outros textos de Lewis Carroll

O objetivo deste livro, que apresenta, pela primeira vez, a tradução de oito escritos carrollianos, é popularizar ainda mais a produção de Carroll no cenário acadêmico brasileiro e ajudar a ampliar os horizontes de leitores e pesquisadores que podem, lendo seus textos, se interessar por outras facetas deste autor. O leitor atento encontrará, em cada texto que compõe esta edição, diferentes interesses de Carroll, que se entrelaçam ou se complementam: Literatura, Ética, Teologia, Política, História, Pedagogia, Física, Lógica, Geometria etc.

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MANUAL DE LEITURA FÁCIL PARA EDUCADORES

Vanessa de Oliveira Dagostim Pires; Renata Porcher Scherer; Verônica Pasqualin Machado; Catarine Kemper

O presente material pretende ser um manual de orientação sobre o uso da abordagem “Leitura Fácil” para a simplificação de textos, sobretudo em sala de aula. Este manual poderá ser utilizado como uma poderosa ferramenta de orientação para os profissionais da área da educação, a ser usado de forma flexível na elaboração de textos e materiais pedagógicos. Fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido no câmpus Sapucaia do Sul do IFSul, este é o primeiro Manual de Leitura Fácil em Português do Brasil.

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O OUTRO LADO DA TERCEIRIZAÇÃO DO TRABALHO

Sandra Levien; Manoel José Porto Júnior (Orgs.)

A obra é fruto de pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do ProfEPT, traz uma compreensão básica, no entanto crítica, sobre a terceirização do trabalho no serviço público e na iniciativa privada, bem como suas relações com o(a) trabalhador(a) e o trabalho. Discute de forma dialogada e por meio de uma linguagem simples, alguns conceitos e fundamentos básicos que envolvem o trabalho e o emprego nos dias de hoje, a fim de chegar à temática da terceirização do trabalho e as suas não concordâncias comuns a proposta de transformação social e humana.

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INTRODUÇÃO À GESTÃO E AO EMPREENDEDORISMO

Jean Marcos da Silva; Alexandre Rhuan Almeida Fritz; Josiane Paula da Luz; Patrícia Soares Morales; Sara dos Santos Medrado; Soraya de Souza Soares.

Este livro aborda o empreendedorismo sob o ponto de vista das Ciências Administrativas. Busca refletir, especialmente, sobre: Como a Administração como campo de conhecimento contribui com o empreendedorismo; Quais ferramentas, técnicas e conceitos auxiliam a tornar este campo mais instrumentalizado.
Na primeira parte, discute-se o que é de fato o empreendedorismo, nas suas mais variadas nuances, como empreendedorismo social, verde, schumpeteriano, sustentável e ambiental.
Em um segundo momento, aborda-se conceitos das Ciências Administrativas como gestão de custos e formação de preços de venda, fundamentos de marketing, funções da administração, modelos de negócios etc.

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MISSA DO GALO: ADAPTAÇÃO EM LEITURA FÁCIL E ROTEIRO PEDAGÓGICO

Vanessa de Oliveira Dagostim Pires; Renata Porcher Scherer

A obra apresenta uma adaptação em Leitura Fácil do conto “A Missa do Galo”, de Machado de Assis, acompanhado de um Roteiro Pedagógico que busca orientar docentes no trabalho do conto adaptado em atividades de leitura e escrita com estudantes com deficiência intelectual.

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TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO II: EXPERIÊNCIAS TEÓRICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA MODALIDADE EAD

Miguel Alfredo Orth; Claudia Escalante Medeiros; Janete Otte; Marcus Neves (Org.)

Este livro organizado pelo grupo de pesquisa Formação e Prática de Professores e as Tecnologias da Informação e da Comunicação “(FORPRATIC)” busca divulgar as pesquisas realizadas, pelo mesmo, ao longo da década de 2010-2020, em especial, por meio das pesquisas realizadas em nível doutoral. E propomos a presente discussão em uma época em que, o país e o mundo enfrentam os transtornos decorrentes da Pandemia provocada pelo Coronavírus, a qual obrigou a adoção de novos hábitos e atitudes, para conter a disseminação deste temido vírus. Neste "novo cenário", a educação teve que recorrer a EaD para garantir a comunicação social e o acesso à informação e a comunicação no mundo. A partir de uma análise das teses que originaram os artigos que compõem esta obra, optamos por organizá-los em três capítulos. Neste sentido, o primeiro capítulo é composto por artigos cujo foco são as tecnologias, uma vez que, estas dominam o mundo fazendo-se presentes nas mais variadas atividades, o que exige novas práticas educativas. O segundo capítulo, por sua vez, busca discutir as políticas públicas propostas pelos diferentes sistemas de ensino para ajudar alunos e professores a compreender todo o potencial oferecido pelas tecnologias e integrá-las aos processos educativos. No terceiro capítulo apresentamos uma discussão de como o professor pode fazer uso de diferentes teorias de ensino e de aprendizagem para desenvolver sua atividade educativa. Nossa proposta é a de discutir diferentes temas e ou categorias de aprendizagem, a fim de ajudar o leitor a entender as questões centrais de algumas teorias de ensino e de aprendizagem para dinamizar o processo de ensino e de aprendizagem. Finalizando o capítulo, apresentamos uma análise de algumas práticas desenvolvidas pelos professores pesquisadores ao trabalharem com diferentes categorias e ou princípios de ensino e de aprendizagem, em ambientes mediados pelas tecnologias da informação e da comunicação, as quais evidenciaram haver significativas melhorias nos processos de ensino e de aprendizagem escolar.

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EMOÇÕES E LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA

Cinara Ourique do Nascimento

A obra apresenta como a Educação Profissional a Distância está sendo percebida; como ela atende à democratização do ensino e às necessidades de formação do cidadão. Revela a importância das experiências dos coordenadores dos polos - IFSul/CAVG. A hipótese sustentada é que o mundo conhecido e experienciado, que emerge do cotidiano dos polos conta suas histórias e nos leva a conhecer a EPT, no encadeamento entre ação e experiência. As histórias contaram uma realidade de mundos que surgem ao viver, para além de transmitir experiências.

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PSIQUÊ INCLUSIVA

Márcio Junglos

Este livro propõe um método terapêutico inclusivo pelo qual o self é reconhecido em sua autorrelação, em sua relação com o outro, com o mundo e com o corpo. Essas dimensões constituem o self em sua integridade existencial. Para tanto, buscar-se-á desenvolver um método terapêutico inclusivo, do qual a ética entrelaça-se com a integridade existencial. Nesses termos, indivíduo, sociedade e mundo imbricam-se mutualmente no processo de cura terapêutica.

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