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A Editora UFFS, órgão suplementar vinculado ao Gabinete do Reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, objetiva a edição e a divulgação de obras de natureza acadêmica, artística e didático-pedagógica, avaliadas por pareceristas especializados e aprovadas pelo Conselho Editorial. Seu catálogo é exclusivamente de acesso aberto, com livros digitais nos formatos e-Pub e PDF. Envio de obras unicamente por e-mail: editora@uffs.edu.br

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A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFFS: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2020-2022)

Adriana Maria Andreis, Demétrio Alves Paz e Oto João Petry (org.)
E-book gratuito

Esta obra, constituída de 11 capítulos, apresenta a experiência do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal da Fronteira Sul, aprovado no Edital 1/CAPES/2020. O programa conta com oito subprojetos: quatro de áreas prioritárias – Alfabetização; Biologia, Física e Química; Língua Portuguesa; Matemática – e quatro de áreas gerais – Língua Espanhola; Licenciatura em Educação do Campo; Geografia; História, Sociologia e Filosofia. Foram 18 núcleos, vinculados aos cursos de licenciatura de cinco campi da UFFS: Cerro Largo e Erechim, no Rio Grande do Sul; Chapecó, em Santa Catarina; Laranjeiras do Sul e Realeza, no Paraná. No total, o PRP da UFFS teve, inicialmente, 336 residentes bolsistas e 80 alunos voluntários, 42 preceptores da Educação Básica, 14 professores orientadores bolsistas, 11 professores voluntários e um coordenador institucional.
A Residência Pedagógica na UFFS: reflexões sobre a formação de professores (2020-2022) parte das diferentes e exitosas vivências de cada núcleo e, em cada um dos capítulos, compartilha análises, teorias, saberes, práticas e, acima de tudo, a crença de que a educação é a força motriz de uma sociedade democrática, cidadã e inclusiva. Cada subprojeto, com seus coordenadores, preceptores, bolsistas e voluntários, teve de se reinventar em meio ao caos desencadeado pela pandemia de Covid-19. O ensino remoto, que tinha tudo para separar, uniu todos em torno de um ideal maior: uma educação pública, gratuita e de qualidade.

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ATENÇÃO À SAÚDE DAS FAMÍLIAS LATINO-AMERICANAS: ABORDAGENS TEÓRICAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO

Javier Isidro Rodríguez López, Eda Schwartz e Fernanda Lise (org.)
E-book gratuito

Esta obra, que reúne 11 capítulos escritos por 30 autores e coautores do Brasil, do Chile, da Colômbia, de Cuba, do México e do Uruguai, busca dar voz às iniciativas preocupadas com o impacto das ações humanas na saúde e no bem-estar das pessoas. Objetiva apresentar abordagens teóricas e práticas de educação em saúde nas diferentes etapas do ciclo de desenvolvimento em distintos cenários da atenção à saúde das famílias latino-americanas. Apresenta estudos que envolvem os seguintes temas: práticas educativas e de cuidados com a saúde dos indivíduos e famílias em diferentes cenários; formação de médicos e enfermeiros em saúde familiar e comunitária; bioética para o cuidado a saúde; referenciais teóricos/práticos e de pesquisa para avaliação da saúde da família.

Atenção à saúde das famílias latino-americanas: abordagens teóricas e práticas na educação é fruto da união de experiências de profissionais da saúde, cujo movimento levou à criação da Rede Latino-americana de Enfermagem de Família liderada pela Universidade Federal de Pelotas do Brasil, Universidade de La República, do Uruguai e a Fundação Growing Up, da Colômbia. Essa rede reúne mais de 130 profissionais com o propósito de promover avanços na área de enfermagem de família, dar visibilidade e difundir conhecimentos teóricos, práticos e de pesquisa voltado à saúde das famílias.

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EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA: REFLEXÕES E PRÁTICAS FORMATIVAS

Gustavo Iachel e Roberta Chiesa Bartelmebs (org.)
E-book gratuito

Esta obra, que surgiu no contexto do Grupo de Pesquisa EnCiMaT: Educação em Ciências, Educação Matemática e TICs no ensino, a partir da linha de Educação em Astronomia, visa dialogar com autoras e autores, pesquisadoras e pesquisadores, professoras e professores que atuam na Educação em Astronomia, seja na escola, seja na universidade. Organizada em duas partes, totaliza 10 capítulos, os quais apresentam pesquisas e ações que podem promover reflexões e mudanças nas práticas de ensino de conceitos ligados à área de Astronomia.
Educação em Astronomia: reflexões e práticas formativas traz ao leitor a informação e a formação, com vistas a fazer da ciência uma forma mais respeitada e valorizada de interpretar o mundo ao nosso redor. E faz isso de duas maneiras: foca em aspectos atrelados à prática de sala de aula, ou seja, mais afeitos ao professor em serviço, mas não deixa de oferecer contribuição àqueles que cuidam da formação dos novos professores. Para aqueles em formação, tece olhares a respeito de estratégias para o ensino em sala de aula, mas também aborda reflexões que vão além delas e que são necessárias para entender como a Astronomia contribuiu para nossa ampliação de conhecimento de mundo. Trata-se do terceiro volume da Coleção Ensino de Ciências.

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O TRADUTOR-INTÉRPRETE DE LIBRAS ESCOLAR, SEU CONHECIMENTO DE FÍSICA E A PERCEPÇÃO DE SUA PRÁXIS

Camila Gasparin
E-book gratuito

Esta obra objetiva ser um material informativo para todos os interessados em inclusão de surdos, sejam estudantes, profissionais da educação ou familiares buscando orientação inicial quanto à legislação de inclusão, educação especial, especificidades da formação do intérprete e sua atuação com os estudantes surdos no dia a dia escolar. A partir da pesquisa desenvolvida no Mestrado, a autora busca contribuir para a efetiva inclusão dos surdos, o acesso ao sagrado direito ao conhecimento, a vivência escolar prazerosa e para a construção de um futuro acadêmico e profissional brilhante para todos, sejam eles surdos, ouvintes, cegos ou que tenham qualquer necessidade específica.
"O tradutor-intérprete de Libras escolar, seu conhecimento de Física e a percepção de sua práxis" constitui-se de duas partes; na primeira, apresenta o embasamento teórico utilizado na pesquisa da qual se originou o livro. Nela se encontram, portanto, o histórico da educação de surdos no mundo e no Brasil, seu arcabouço legal e seu desenvolvimento histórico, a formação dos intérpretes de Libras no país e sua atuação profissional, o ensino de Física, as misconceptions dos conceitos de Física presentes após a educação formal de nível básico e o conhecimento de Física dos intérpretes de Libras. Na segunda, que mostra o resultado da pesquisa aplicada, se apresentam a percepção da práxis pelo intérprete de Libras, a sua visão quanto à inclusão do surdo no ambiente escolar de acordo com a legislação atual, os aspectos que afetam a atuação profissional dos intérpretes de Libras e a sua relação com professores de Física.

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MANCHAS METAFÓRICAS: O EU DE AUGUSTO DOS ANJOS EM IMAGENS PRODUZIDAS PELA CRÍTICA LITERÁRIA

Stefani Daiana Kreutz
E-book gratuito

Esta obra apresenta, por meio do panorama da crítica, a investigação das condições de produção do discurso de dezoito textos de crítica literária de catorze diferentes autores, produzidos entre as décadas de 1910 e 1990. A fim de confrontar discursos diversos da crítica literária sobre a produção de Augusto dos Anjos e identificar as várias leituras e abordagens que se fizeram de sua obra em diferentes contextos, tendo como base algumas metáforas enunciadas por críticos, a autora mapeou metáforas e analisou possíveis relações dialógicas que elas estabelecem no discurso.
“Manchas Metafóricas: O Eu de Augusto dos Anjos em imagens produzidas pela crítica literária” fundamenta-se em Bakhtin e em pesquisadores como José Luiz Fiorin, Diana Luz Pessoa de Barros e Beth Brait. As concepções de crítica literária são as de Adolfo Casais Monteiro, Antonio Candido, João Cezar de Castro Rocha, Flora Süssekind, entre outros estudiosos do assunto. Trata-se, portanto, de um livro para os estudiosos e interessados na área de Letras. Outros leitores ou analistas podem identificar diferentes metáforas e construir diferentes imagens; afinal, as metáforas selecionadas são próprias de gesto de leitura da autora, a partir de ideias que lhe chamaram a atenção.

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RECAMPESINIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO CAMPESINATO: HISTÓRIAS DE VIDA NO MOVIMENTO DE MULHERES CAMPONESAS DO PARANÁ (MMC/PR)

Renata Rocha Gadelha
E-book gratuito

Nesta obra, a autora analisa as histórias de vida das camponesas integrantes do Movimento de Mulheres Camponesas, residentes no Reassentamento São Francisco de Assis, em Cascavel (PR), e passa a compreender melhor as mudanças que o movimento trouxe em suas vidas, na transformação de suas consciências, levando à transformação de suas práticas. E, nesse sentido, ela buscou identificar se a participação das mulheres no MMC permitiu que elas pudessem manifestar suas percepções agroecológicas e colocá-las em prática em suas unidades produtivas. Historicamente, as mulheres camponesas são tendencialmente relegadas a uma atuação secundária e dependente dos homens no processo produtivo e nas suas decisões. A partir dessa constatação, a autora percebe a necessidade de ressignificação do conceito de campesinato, com vistas à transição agroecológica. A sua abordagem incorpora a necessidade da superação das relações sociais geradoras de preconceito, de alienação e de dominação nele presentes, que pode influenciar no desenvolvimento das forças produtivas no campo.
"Recampesinização e ressignificação do campesinato: histórias de vida no movimento de mulheres camponesas do Paraná (MMC/PR)", além do texto introdutório e das considerações finais, constitui-se de seis capítulos: Mulheres, agroecologia e desenvolvimento rural sustentável; O patriarcado; Como superar o patriarcado?; O MMC e o Reassentamento São Francisco de Assis; Relações de gênero; Formas de produção.

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PESQUISAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Eduarda da Silva Lopes, Rosemar Ayres dos Santos e Sandra Maria Wirzbicki
E-book gratuito

Esta obra sinaliza o compromisso dos pesquisadores e das pesquisadoras – mestrandos(as) e professores(as) permanentes e colaboradores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) – com a construção coletiva de conhecimentos na área de Ensino de Ciências. Organizado em duas seções – 1) Políticas educacionais e currículo e 2) Formação de professores e práticas pedagógicas –, o livro tem quatorze capítulos, que envolvem a participação de vinte e oito autores e autoras, todos(as) envolvidos com a segunda turma de Mestrado do PPGEC. Os textos que o constituem são resultados de pesquisas na área do Ensino de Ciências vinculadas ao curso de extensão Ciclos Formativos para o Ensino de Ciências e Matemática, realizado desde 2010 na UFFS Campus Cerro Largo (RS), com encontros que sistematizam processos de formação e têm como público professores em formação inicial e continuada, e aos seguintes grupos: Grupo de Estudos e Pesquisa no Ensino de Ciências (GEPECIEM); Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências Naturais (GPECieN); Grupo de Investigações em Ciência, Educação e Tecnologia (GICET); Grupo de Pesquisa em Filosofia, Literatura e Artes na Educação (GPHILIA); Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas (GEPPEPP) da UFFS. Trata-se do quarto volume da Coleção Ensino de Ciências, organizada pelos pesquisadores Roque Ismael da Costa Güllich, Rosangela Inês Matos Uhmann e Rosemar Ayres dos Santos.

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PROCESSO DE ENFERMAGEM: DA TEORIA À PRÁTICA NO CUIDADO ONCOLÓGICO

Julia Valeria de Oliveira Vargas Bitencourt, Edlamar Kátia Adamy e Carla Argenta (org.)

E-book gratuito

Este livro, que é o terceiro volume da Coleção Processo de Enfermagem: da teoria à prática, conta com a participação de 28 autores(as). A partir do tema central – cuidado de enfermagem ao paciente oncológico –, organiza-se em seis capítulos, os quais apresentam aspectos históricos e contextuais do cuidado em oncologia, o relato acerca do desenvolvimento e a implantação do histórico de enfermagem no serviço de oncologia do Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó, os resultados de uma pesquisa sobre a prevalência dos diagnósticos de Enfermagem em pacientes com neoplasias gastrointestinais, a apresentação da Matriz Assistencial com a ligação entre os diagnósticos, intervenções e resultados de Enfermagem para o atendimento a pacientes em tratamento oncológico, o relato da informatização do Processo de Enfermagem no HRO e o ensino do Processo de Enfermagem em oncologia. Processo de Enfermagem: da teoria à prática no cuidado oncológico pode contribuir com o processo de aprendizado de estudantes e de enfermeiros, além de ser uma leitura essencial para docentes que atuam no ensino teórico, prático e na pesquisa. O conteúdo revela um modelo construído que contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico de profissionais de enfermagem que desejam adaptá-lo à sua vida profissional.

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UMA INICIAÇÃO AOS TESTES ESTATÍSTICOS PARA DADOS BIOLÓGICOS

Ronei Baldissera
E-book gratuito

Este livro se constitui uma ferramenta para auxiliar estudantes de cursos superiores, principalmente da área das Ciências Biológicas. Organizado em oito partes, pode ser utilizado como referência complementar nos estudos da análise de dados biológicos. O objetivo é que os estudantes saibam como escolher um teste estatístico para um experimento específico, como aplicá-lo e como interpretar os resultados. As bases estatísticas apresentadas também podem ser utilizadas por pessoas que cursam outras disciplinas.

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PEQUENAS MORTES DIÁRIAS

Ana Oliveira
E-book gratuito

Com o principal intuito de incentivar a leitura, o livro de poemas e prosas poéticas Pequenas Mortes Diárias está organizado em três partes, intituladas Abismos, Sobrecéus e Mundanos. O conceito da obra, em resumo, é bastante cíclico, uma vez que estas três situações da condição humana tanto podem ocorrer em minutos, como em horas, dias, anos e na vida, em sua totalidade. Como a linguagem poética é metafórica pode-se pensar que Abismos, Sobrecéus e Mundanos são sentidos atribuídos, respectivamente, às tristezas, às alegrias e ao cotidiano, sem limitar a interpretação a tais emoções, característica intrínseca à escrita poética: a liberdade interpretativa do leitor. Desse modo o título tem o intuito de “fechar” a obra, ao significar que, ao vivermos todos estes sentimentos e sensações, todos os dias também morremos um pouco.

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